Em 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, data marcada para reflexão em homenagem a Pedro Davison, jovem de 25 anos, morto após um atropelamento no Eixo Sul, em Brasília, há 15 anos. Pedro foi vítima de um motorista embriagado que dirigia com a habilitação vencida e em alta velocidade.
Bicicleta é prática
A bicicleta além de ser usada para o esporte é também uma forma de lazer, transporte para o trabalho, para escola, para o mercado, enfim é prática, não polui, nem tem gasto com combustível.
Economia das duas rodas
No município de Tailândia nos últimos anos o ciclismo como esporte e atitude individual se tornou uma febre na cidade, dando um fortalecimento à economia voltada às duas rodas, com lojas especializadas em “bikes”.
Trilha dos Fortes
A Trilha dos Fortes é um das mais importantes eventos do município de Tailândia, que começa na Praça do Povo e segue várias trilhas na zona rural.
Acidentes
Por outro lado, o aumento de bicicletas na centro urbano e na rodovia PA-150, fez também com que os acidentes em duas rodas aumentassem. Pela série histórica do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no período de 2012 a 2019, foram 1.333 acidentes envolvendo bicicletas, uma média de 166,63 acidentes por ano, superado apenas pelos acidentes envolvendo motos.
Sinalização
A grande reivindicações do pessoal das pedaladas é uma maior sinalização de trânsito no perímetro urbano do município, bem como ciclovias. “Hoje Tailândia é um dos municípios com mais estrutura para trilhas na região, e vem gente de todo o lugar para cá, além das lojas voltadas para este público, o que aquece a economia do município”, afirma um ciclista.