Fotos Agência Tailândia
Depois de uma conturbada sexta-feira (17) na Ação da Cidadania promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos ((Sejudh), do Governo do Estado, onde faltou cédulas para emissão de Identidades, o que gerou tumultos, que só foram contornados com a presença do prefeito Macarrão.
Faltou cédulas de identidades
A questão central foi a quantidade de cédulas (100) que eram insuficientes para a demanda. Muitos precisavam renovar a Carteira de identidade para poder sacar o auxílio emergencial e outros benefícios, como o Bolsa Família pela não aceitação das gerencias dos bancos das identidades velhas.
Documento necessário
“Já aguardo essa oportunidade para poder renovar a minha Identidade para poder sacar dinheiro no caixa. Espero que isso tudo seja resolvido”, disse Maria José, moradora da Piçarreira. Jair Pereira, morador do bairro Centro disse, que “faz tempo que perdi os meus documentos e aí eu tinha que agendar para poder tirar uma identidade nova, por isso vou esperar aqui, já que o prefeito Macarrão vai resolver o problema”.
“Aqui precisa de polícia por acaso?”
Outra questão que turbinou os ânimos foi a presença da polícia na Ação da Cidadania. “Por que chamar a polícia para intimidar o povo? Aqui precisa de polícia por acaso?”, questionou o prefeito Macarrão. “Polícia tem que estar nas ruas atrás de meliantes, não aqui”, enfatizou.
Agiu rápido
O prefeito Macarrão agiu rápido e acionou o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Iran Lima, que garantiu mais 1 mil cédulas de Carteiras de Identidade, para suprir a demanda. O prefeito foi de avião buscar os documentos em Belém.
Segue até domingo
Assim, neste sábado (18), com as cédulas disponíveis para emissão de Identidades, a Ação da Cidadania em Tailândia segue tranquila, no dia de hoje (sábado) até domingo, mas se não tivesse acontecido a intervenção do prefeito Macarrão, possivelmente não haveria atendimento hoje.