O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tailândia e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a partir de 25/11 foi lançada a Campanha Municipal 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Violência com o tema “As mulheres se fortalecem na diversidade: por mais políticas públicas e pelo fim da violência”.
A violência e a pandemia
Infelizmente, a situação de pandemia vivenciada pelo nosso país há mais de dois anos, trouxe à tona problemas sociais e com ele a questão da violência contra à mulher..
Tipos de violência contra a mulher
A Violência Contra a Mulher é toda e qualquer forma de ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão (tapas, socos, puxões, chutes, ferir com objetos) sofrimento físico, sexual (obrigar a mulher a manter relação, ou participar de ato de natureza sexual sem sua vontade expressa) ou psicológico (humilhar, ofender, oprimir, impedir de sair, de ver os familiares ou filhos) e o dano moral (difamar, acusar injustamente, caluniar) ou patrimonial (destruir pertences pessoais, objetos, bens materiais e imateriais).
Programação
Situações
O conceito de violência contra a mulher se refere além do companheiro, outras pessoas, independente do gênero, que causa os tipos de situações citadas, que promovam essas relações baseadas no gênero.
Pandemia
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2021) durante o isolamento social aumentaram os casos de violência contra a mulher nesse período de pandemia apontando alguns fatores de risco, tais como as restrições às redes institucionais e familiares de apoio à mulher; a diminuição da renda familiar; o maior tempo de convivência com o agressor; o aumento dos níveis de estresse e o aumento do consumo de álcool.
Medidas
Diante desse cenário se faz emergente a mobilização social para a promoção de medidas preventivas e de orientação para juntos combatermos a violência contra a mulher no nosso município.
Campanha
Serão realizadas ações no nosso município de 25/11 à 10/12 com o objetivo de esclarecer a população sobre este tipo de violência e informar sobre os órgãos de denúncia.
Denuncie
Somos todos responsáveis pela luta pelo direito das mulheres!
Disque: 180
Centro da Mulher de Tailândia: 99371-7981
CREAS: 99205-5164