Foto: Reprodução
O projeto “Protagonista do Saber” é a ideia da produção de um “jornalzinho”, que será elaborado mensalmente pelos próprios alunos e coordenado pelos professores da escola José Manoel de Araújo (JMA) e abordará o meio de comunicação de forma educativa.
Intervenção educativa
O objetivo dessa intervenção educativa é gerar a educação para a mídia, ou seja, que o professor e os estudantes desenvolvem, em sala de aula, conteúdos educativos, que permitam a ampliação do diálogo, da participação e da criatividade em espaços formais e informais de aprendizagem.
Educomunicação
Assim, a Educomunicação é entendida como um paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de instrumentos comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária da comunidade escolar (Veja o vídeo).
Escola José Manoel de Araújo
Desta forma, o projeto terá como referência a Escola José Manoel de Araújo, na cidade de Tailândia, nordeste paraense. A proposta vem abordar sobre os meios de comunicação na escola, que contemple a participação efetiva dos alunos, quanto também dos professores, de forma que conduzam os alunos de forma produtiva nos conteúdos elaborados.
Produção de pautas e conteúdos
Segundo o professor Campos, da disciplina de Artes da JMA, “o projeto se dará na produção de um jornal semanal da escola, no qual os professores terão uma rotatividade na produção de pautas e conteúdos, com a seleção de alguns alunos, e deve elaborar pautas em determinadas áreas, divididas em quatro páginas ou quatro laudas. O jornal terá várias colunas, das diversas áreas do conhecimento, criando um elo entre escola e a cidade”, disse.
Seleção dos alunos
Uma equipe de professores fará uma seletiva dos alunos que estarão em um espaço próprio, que servirá de edição, para produzir o “jornalzinho”, com diferentes temas relevantes para a comunidade dentro e fora da escola.