Foto: Reprodução

O Município de Tailândia recebeu o Governador Helder Barbalho (MDB), em 25 de junho, à assinatura da Ordem de Serviço para ampliação do Hospital Geral de Tailândia (HGT).

Pressão social

Desde o retorno da gestão Macarrão, em 2017, a preocupação para trazer saúde e segurança para a população esteve sempre em primeiro lugar, e foi então que iniciou o serviço de Aeromedico.

Neste momento, o município estava na saúde básica e, infelizmente, o Hospital do Estado não conseguia atender os casos mais graves e diante das reclamações da população, o prefeito Macarrão batalhou insistentemente em buscar melhorias para a saúde, ampliando o atendimento municipal, trazendo a tomografia e pedindo soluções. Mas, agora podemos dizer, com o total apoio de Helder, finalmente o HGT, irá funcionar como deveria?

Já existem os recursos cabe a Organização Social cumprir seu papel e colocar em prática o que foi combinado.

Ampliação

Serão vinte e duas cadeiras para hemodiálise e 20 UTIs (10 adultos e 10 neonatal) que podem atender 66 pessoas por dia. Além, de contratação de novos profissionais, como clínico geral, obstetra, ginecologista entre outros médicos para atender a demanda.

Administração do HGT

Contudo, as verbas destinadas à ampliação do HGT e os recursos humanos não serão transferidos para o município. A administração do HGT continuará sendo da Organização Social Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), ligado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

As transferências é uma atribuição do HGT e sua Central de Leitos

Quanto aos pedidos de leitos. Este procedimento é atribuição da equipe médica do hospital,  que classifica o risco, através das condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico, e procura na rede do SUS o serviço que atenda as necessidades do paciente.

Identificada à vaga, o leito é reservado é disponibilizado ao paciente do HGT, que poderá fazer desta forma o pedido à Prefeitura de Tailândia da transferência aérea.