Foto: Reprodução
O município de Tailândia, sempre à frente, realizou nesta quarta-feira (3), durante o Encontro Pedagógico da Rede Municipal, várias formações, mas a que chamou a atenção da comunidade escolar, foi o treinamento de primeiros socorros em ambiente escolar.
Bombeiros
O 14º Grupamento de Bombeiros Militar (14º GBM) de Tailândia, realizou uma palestra seguida da simulações de algumas situações reais, como desengasgar uma pessoa. O treinamento aconteceu durante o Encontro Pedagógico da Semed, no auditório da Escola de Ensino Tecnológico do Estado do Pará (EETEPA).
Lei Lucas
A lei nº 13.722/2018, “Lei Lucas”, determina que escolas públicas e privadas da educação básica de todo o Brasil são obrigadas a capacitar seu quadro de professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, no seu corpo estudantil.
Treinamento
No treinamento, os presentes conheceram a “Manobra de Heimlich”, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Prevenção em situações reais
A Lei criada em 2017, é uma forma de homenagear o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu vítima de engasgo durante passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). A lei previne o enfrentamento com o perigo iminente para crianças em situações reais