Foto: Agência Tailândia 

Na tarde desta quarta-feira (17), o município de Tailândia, nordeste paraense, recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. 

Recepção 

A imagem da padroeira dos paraenses foi recepcionada por populares e devotos, pela vice-prefeita, Regina Góes e pelo secretário Zilmar Bispo, que representaram o prefeito Macarrão, os representantes da empresa Belém-Bio-Energia, o diretor geral, Eduardo, a coordenação geral do Círio de Nazaré 2022, o padre Francisco Messias, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis e o diácono Raimundo.

Roteiro da visita 

A imagem Peregrina teve o seguinte itinerário: houve uma concentração que saiu do Posto Marajó, na PA-150, seguindo à Igreja Santo Antônio, no bairro Novo Horizonte, Igreja Santa Clara, no bairro Novo, abençoou os pacientes do HGT e seguiu ao bairro Centro à Igreja Matriz de São Francisco de Assis, onde foi realizado uma missa.

Primeira 

É a primeira vez que a Imagem Peregrina visita o município de Tailândia, trazendo um pouco do Círio de Nazaré, que é realizado no segundo domingo de outubro, aos lares de Tailândia.

Imagem Peregrina

Em 1968, atendendo pedidos dos fieis, que alegavam ser a imagem do Colégio Gentil bastante diferente da imagem original, o então Pároco de Nazaré, Padre Luciano Brambilla, resolveu encomendar uma réplica da imagem para que fosse utilizada nas procissões e cerimônias oficiais.

Importância

Hoje o município de Tailândia, com seus 47% de católicos (IBGE-2010), possui belas igrejas (São Francisco de Assis Xavier, Santo Antônio, Santa Clara, Palmares, entre outras), além da Matriz, que simboliza o apogeu da indústria madeireira em Tailândia, por isso é importante um debate sobre o turismo religioso na região.

São Francisco de Assis

É importante que essa visita aconteça às vésperas das festividades de São Francisco de Assis, padroeiro do município de Tailândia, para divulgar  ao Pará e ao Brasil a religiosidade que pulsa no município, não só da católica, mas para valorizar a fé, que está em todas as religiões.