Foto: Arquivo/Ascom-PMT 

A ideia da criação do bairro se deu no apogeu do modelo econômico da indústria madeireira, onde Tailândia despontava como um grande gerador de emprego no Estado do Pará, por outro lado, a situação da moradia era precária e os trabalhadores chegavam e precisavam de um lugar para morar.

Desmontou preconceitos 

Na época, a Vila foi muito criticada por setores sociais do município, mas com o decorrer dos anos a Vila Macarrão desmontou os preconceitos e mostrou para todos que o desenvolvimento social e as oportunidades são os primeiros caminhos para se garantir à cidadania.

Lotes

Em 02 de março de 2002, depois de um cadastramento, foram mais de 4 mil lotes, divididos em 10×20 entregues, com madeiras doadas pelo então prefeito Macarrão para que as casas fossem levantadas com rapidez. 

Ações 

Com o passar dos anos, várias ações da prefeitura foram implementadas. Veio o asfalto nas principais ruas, o Posto de Saúde, a Escolinha da Igreja Madre Paulina, a quadra de esportes e a pracinha, depois veio o Sopão do Povo (que agora é o CRAS) e a Escola José Edvar Coelho Frota. 

Economia forte 

A Vila Macarrão hoje é um bairro com população generosa e economia forte, onde tudo que procura tem. Parabéns, Vila Macarrão por alcançar a maioridade, afinal são 21 anos.