Foto: Reprodução

Desde sempre muitas mulheres questionaram o seu papel e lugar na sociedade e nas relações de poder e do trabalho, que sempre privilegiaram os homens. Isto acontece até hoje, na falta de respeito da condição de gênero, da submissão doméstica e da violência, em todas as suas formas, contra as mulheres uma realidade dura, seja em Nova Iorque, na China, no Rio de Janeiro ou em Tailândia do Pará. 

Minorias

De acordo com o censo 2010 a população masculina do município de Tailândia, nordeste paraense, representava 40.991, enquanto a população feminina era de 38.306 habitantes.

Eleitoras

Nas eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Tailândia tinha 47.134 eleitores cadastrados e aptos para votar, destes 22.744 (48.3%) do sexo feminino, e 24.382 (51.7%) do sexo masculino. Mas, as mulheres foram as vitoriosas: elegeram 4 vereadoras, 1/3 da Câmara Municipal. Dos 13 secretários municipais 5 são mulheres e a vice-prefeita.

Visibilidade

No contexto das relações de poder, as mulheres não querem ser maioria, mas buscam seu espaço social. Buscam a visibilidade, a valorização e o respeito. Apesar disso, são as mulheres que se encontram no mercado de trabalho, conquistando espaços em várias áreas do mercado ou na informalidade, seja como professora, merendeira, advogadas, engenheiras, mestre de obras, motoristas, no comércio, no serviço publico, na agricultura familiar, no agronegócio, onde as mulheres já passaram a fazer parte da paisagem.

Chefes de casa

No cuidado e nas chefias dos lares, as mães solteiras se destacam e lideram os registro do CadÚnico e do programa de distribuição de renda, o Bolsa Família, que chega a mais de 18 mil beneficiárias do programa, o que representa 15% da população municipal.

Capacitação

No sentido da capacitação, já foram investidos em cursos de reciclagem de resíduos de serraria e a carreta dos cursos, com milhares de moças, senhoras e crianças que já receberam seus certificados. Na garantia da luta contras ás variadas formas de violência contra as mulheres, o prefeito Macarrão criou o Centro de Referência para mulheres em Situação de Risco, com apoio social, psicológico e de proteção.

A prefeitura de Tailândia tem sido parceira das mulheres de todas as classes, cores, religiões, opções sexuais, com deficiência , da avó, da mãe e da filha. Continuares a apoiar a sua luta! Conte conosco para construir dias melhores.