Foto: Rui Oliveira Santos

Em 10 de maio de 1988, através da Lei Estadual nº 5.452/88, sancionada pelo governador Hélio da Mota Gueiros (1987-1991), além de emancipar a Vila Agrícola de Tailândia do Acará, separou mais 12 municípios, uma grande articulação que beneficiou diversos grupos políticos regionais. 

Antecedentes 

Uma década antes, em 03 de junho de 1978, a região era um entreposto marcado pela busca do desenvolvimento e riquezas oriundas de grandes projetos na Amazônia, sobretudo da construção da hidrelétrica de Tucuruí, a produção de minério em Carajás, o garimpo de Serra Pelada, o corte ilegal da madeira e a abertura da PA-150, num ambiente marcado por conflitos sangrentos pela terra, daí a comparação da região com um país do sul asiático chamado Tailândia.

Pacificar 

Assim, há 45 anos foi criada a Vila Agrícola de Tailândia do Acará, neste sentido, com o objetivo de pacificar a região, o então governador do Estado, Aloysio Chaves (1975-1978), determinou ao ITERPA a intervenção na gestão da terra, sob o comando do Tenente José Clarindo Pinheiro Nunes, o Tenente Pinheiro.

Insatisfação 

Assim, com o tempo a insatisfação social na vila crescia com a ausência de saúde digna, educação de qualidade, segurança, em meados da década de 80, o sentimento de emancipação se fortalecia.

Prefeito e vereadores 

Mesmo com Lei assinada pelo governador Hélio Gueiros, ainda faltava a eleição do prefeito e vereadores, o que aconteceu em 15 de novembro de 1988, sendo que a posse somente foi realizada em 1⁰ de janeiro de 1989, sendo o primeiro prefeito o senhor Francisco Nazareno. Assim, nasceu o município de Tailândia.

Texto : Reinaldo Araújo – Jornalista, pedagogo e especialista em metodologia do ensino de Filosofia e de Sociologia