Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (15), às 19 horas, no Auditório da Semed, será realizada a 1ª Formação Continuada do projeto “Universidade e Escola: Parceria e Ação”, que tem o objetivo de aperfeiçoar 18 alunos universitários da Unicesumar envolvidos no fortalecimento da parceria e do trabalho de recomposição do aprendizado já realizados pelo projeto.
Projeto
O “Universidade e Escola: Parceria e Ação” é um Projeto Institucional da Secretaria de Educação do Município de Tailândia (Semed), nordeste paraense, que visa trabalhar em conjunto com as universidades particulares residentes na cidade e as escolas públicas de ensino fundamental, cujo fim, propõe a busca de aproximação e diálogo entre Universidade e Escola, com o intuito de contribuir na formação inicial dos universitários dos cursos de licenciaturas e com a reposição do aprendizado perdido durante a pandemia no município na área da Educação.
Pós pandemia
É preciso entender que a recuperação e o reforço escolar são usados há muito tempo. Já a recomposição de aprendizagem é algo novo, que surgiu devido às mudanças impostas pela pandemia. O principal objetivo é acelerar o processo de ensino e aprendizagem, considerando que há entre os alunos, indivíduos com diferentes níveis de aprendizagens.
Objetivo
Com o objetivo de assegurar que todos os alunos tailandenses tenham o acesso a recomposição de aprendizagem é que a Secretaria de Educação busca parceria com universidades particulares para a realização desta ação conjunta, além da rede de ensino municipal já vem desenvolvendo ações formativas nos diferentes espaços escolares que ainda é pouco o resultado positivo mediante o grande quantitativo de alunos não alfabetizados da pós pandemia.
Intervenção
Assim, no decorrer do projeto “para instigar, aproximar, estabelecer e unir o diálogo entre universidade e escola, serão realizados encontros para leituras, reflexões, debates e análises de propostas, elaboração e execução de projeto de intervenção dos universitários nas escolas”, como prevê o desenvolvimento das ações na prática.
Apoio
O projeto conta com a parceria inicial do Polo Universitário Unicesumar, da Uniasselvi e da Uniplan e tem todo apoio do prefeito Macarrão.