Foto: Ascom-PMT
A principal notícia sobre Educação desta quarta-feira (12) foi de que o governo Lula (PT) vai encerrar o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), de acordo com o Ofício Circular Nº 4/2023/COGEF/DPDI/SEB/SEB-MEC, as escolas serão reintegradas ao formato regular.
Não atinge
É importante compreender que a decisão do Governo Federal não atinge o Colégio de Supervisão Cívico Militar José Edvar Coelho Frota, da Vila Macarrão, porque o modelo implantado em Tailândia é totalmente regionalizado, em parceria, através de convênio com o Governo do Estado e a Polícia Militar do Pará e o prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper Macarrão.
Contexto
Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.
Programa Federal
O programa coordenado pelo Ministério da Defesa e pelo MEC será encerrado até o final do ano. Já o modelo de colégio com supervisão Cívico Militar de Tailândia e de outros municípios do Pará permanecem através de convênio com as prefeituras.