Imagem: Divulgação
O Senado Federal Brasileiro aprovou, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassóis como um símbolo do autismo e outros diagnósticos ocultos, dentre eles, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros. O Projeto de Lei, que já havia recebido o sinal verde na Câmara dos Deputados em março deste ano, segue para a sanção do presidente Lula.
Desafios
Criado em 2016 pelos funcionários do aeroporto Gatwick em Londres, o cordão de girassol é um item utilizado para identificar pessoas que enfrentam desafios diários relacionados à saúde mental e deficiências não visíveis ou doenças raras.
Resiliência
O símbolo de conscientização e apoio a pessoas autistas e com deficiências ocultas, foi inspirado na beleza e resiliência dos girassóis. Esse cordão representa solidariedade e a compreensão.
Empoderamento
Nesse contexto, o cordão de girassol tem se destacado como um símbolo de apoio e empoderamento para aqueles que vivenciam deficiências ocultas, principalmente as pessoas autistas.
A vida
No contexto bíblico, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.
Conscientizar
Ao usar esse cordão, as pessoas que enfrentam condições como autismo e outros transtornos e deficiências invisíveis, promovem o respeito e a conscientização, além de educar a sociedade, reduzindo assim o preconceito.