Foto: Ascom-PMT

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), em parceria com a Prefeitura de Tailândia, nordeste paraense, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promove até sexta-feira (28) um treinamento de prevenção  ao hantavírus, no município e região.

Hantavirose

A doença é transmitida por ratos do campo, com a inalação de partículas virais que ficam no ar vindas da urina e fezes desses roedores infectados. Alguns locais ou atividades podem ser mais suscetíveis a contrair a hantavírus, como as culturas de grãos.

Rápida evolução

É uma doença aguda e de rápida evolução e deve ser notificada em até 24 horas, tanto para as secretarias municipais e estaduais de Saúde, quanto para o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Os sintomas

Uma gripe forte, seguida de febre, dor de cabeça, dores no corpo, tosse seca e falta de ar, acompanhada de náuseas, vômitos e diarreia, podem ser o diagnóstico da hantavírus.

Limpeza

Medidas de controle como manter o entorno da casa sempre limpo e sem lixo acumulado, deixar os alimentos dos animais domésticos em potes bem fechados e em locais mais elevados do nível do solo ajudam a conter a aproximação dos roedores.

Precauções

Locais como galpões e paióis fechados há muito tempo devem ser arejados e abertos 30 minutos antes da limpeza. A orientação é que a varredura seja sempre úmida, de forma que não levante pó.

Prevenção

Se você mora no Campo e sentir um dos sintomas apresentados, deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Não esqueça que prevenir é o melhor remédio.

Saúde

Este treinamento vem ao encontro da preocupação do prefeito Macarrão com a hantavirose, que é uma doença do campo, que é transmitida por ratos do campo, daí a importância do conhecimento sobre este mal.