Foto: Reprodução

O começo da vida pode influenciar o que será do resto dela, assim, a primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê até os 6 anos de idade e é imprescindível para o desenvolvimento do ser humano, pois é quando ele forma toda a sua estrutura emocional, afetiva. intelectual, psicológica e social.

Agosto Verde

Neste sentido, a Lei nº 14.617, institui o Mês da Primeira Infância, sancionada em 10 de julho de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o Agosto Verde, que passa a ser dedicado às ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade.

20,6 milhões de crianças

Em 2021, no Brasil, o IBGE registrou cerca de 2,6 milhões de nascimentos. São crianças que se somaram às nascidas em anos anteriores e que completam as pouco mais de 20,6 milhões que estavam na primeira infância naquele ano, segundo o DataSUS, que passam por questões de vulnerabilidade social, pobreza, fome, desemprego e violência doméstica.

Ações e iniciativas

Essas famílias necessitam de ações e iniciativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (federal, estadual e municipal), além da sociedade civil organizada. Ações como oferta de atendimento integral e multiprofissional, promoção dos vínculos afetivos, da nutrição, imunização, direito de brincar e prevenção de acidentes e doenças.

Tailândia do Pará

No município de Tailândia, nordeste paraense, o prefeito Macarrão e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) desenvolvem o Programa Criança Feliz, que surgiu em março de 2018, como uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a seus pequenos, a promoção do seu desenvolvimento integral.

Programa Criança Feliz

Atualmente, o Programa Criança Feliz atende a 200 famílias no município, entre elas gestantes e o BPC, por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Cadastro Único

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.