Imagem: Reprodução

Os episódios que se seguiram depois da Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, na Província do Grão-Pará, é chamado Adesão do Pará à Independência do Brasil, em 15 de Agosto de 1823.

História

A revolta dos paraenses, comandada pelo cônego Batista Campos, contra a elite portuguesa, que se negava a aderir à Independência, o cerco da esquadra do comandante inglês, John Grenfill, e a Tragédia do Brigue Palhaço, são registros desta História.

Adesão

Na verdade, a adesão do Pará demorou quase um ano depois da celebre declaração de D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga. O Pará foi à última província a aderir a Independência.

Lei

Assim, o dia 15 de Agosto é feriado estadual da Adesão do Pará à Independência do Brasil – data magna do Estado – regulamentado pela Lei Federal nº 9093/95 e Lei Estadual nº 5999/96.

Esquecimento

A Adesão do Pará não é apenas uma data. É a referência social, cultural e histórica dos paraenses. Ao completar 200 anos de adesão, a referência corre o risco de cair no esquecimento. Sociedade que não conhece a sua História não compreende o seu papel social.