Imagem: Reprodução

Os dados da empresa “A Caravela”, sobre o município de Tailândia, nordeste paraense, atualizados em 04/12/2023, está mais que confirmada à tendência de evolução da economia municipal mesmo no tempo da pandemia.

Assim, a estratégia inicial do prefeito Macarrão, da testagem rápida, vacinação e a não adesão ao lockdown, garantindo o funcionamento do comércio, com os carros do arrêgo trazendo o produtor rural com segurança, foi à acertada.

Geração de Emprego 

De janeiro a outubro de 2023, foram registradas 5,2 mil admissões formais e 4,8 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 467 novos trabalhadores com emprego. Este desempenho é superior ao do ano 2022, quando o saldo foi positivo, mas menor (216).

Baixo Tocantins

Na região, na criação de postos de trabalho, este é o melhor desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a 7ª que mais cresce.

Novas Empresas

Até novembro de 2023 houve registro de 54 novas empresas em Tailândia, sendo que 3 atuam pela internet. Neste último mês, 5 novas empresas se instalaram. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior.

Desempenho

Na região, somam-se 1,9 mil novas empresas, valor que é superior ao desempenho do ano passado. Destacam-se as cidades de Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Marituba e Tailândia, que somaram um total de 1,7 mil novas empresas, o que representa 88,8% do total de empresas abertas na região no período.

Produto Interno Bruto

O município de Tailândia é o 3º mais populoso da Região do Baixo Tocantins, com 72,5 mil habitantes (IBGE, 2022) e um Produto Interno Bruto (PIB) de 1,1 bilhões, onde os serviços e os setores que se destacam são a Administração Pública, com 42%, do valor adicionado; na sequência aparecem a participação dos serviços, com 29,1%; a Agropecuária, com 14,5%; e da indústria, com 14,4%.

Ocupação

Tailândia possui 13,2 mil empregos com carteira assinada, a predominância de ocupação destes trabalhadores é a cultura do dendê (4.131); seguido de operador de máquinas fixas, em geral (526), e de tratores agrícolas (415), sendo que a remuneração média dos trabalhadores formais é de R$ 1,8 mil.

Fonte: site A Caravela