Imagem: Reprodução

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde a década de 1970 no mundo, mas no município de Tailândia, nordeste do Pará,  todos os dias são dias das mulheres, onde o prefeito Macarrão faz questão de homenageá-las todos os anos.

Centro de Proteção à Mulher e o Pró-Mulher

De iniciativa do prefeito Macarrão, em julho de 2020, foi criado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. De lá para cá, dezenas de mulheres já foram assistidas, da zona rural e urbana do município. Em 2024, outro grande passo à proteção das mulheres em Tailândia, foi à implantação do Pró-Mulher. Com o apoio do prefeito Macarrão, o programa do governo do Estado, tem o mesmo objetivo do combate e a prevenção à violência contra a mulher.

Proteção Social e Capacitação profissional

Além das ações desenvolvidas com vários setores da sociedade para redução dos índices da violência, Tailândia também tem proteção social e profissional para senhoras e jovens, com apoio social, acesso ao Cadastro Único para os programas sociais, o combate à vulnerabilidade de mulheres com cestas básicas, saúde com dignidade, distribuição de enxoval às mãeszinhas, e leite e iogurte às comunidades carentes, geração de renda através do artesanato, Curso de Auxiliar Administrativo e de Informática, na Biblioteca Municipal, mais de 5 mil profissionais formadas na Carreta de Cursos e outras ações voltadas às mulheres.

Programação

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres em Tailândia, nesta sexta-feira 08 de março, onde o prefeito Macarrão espera concentrar as mulheres para uma Caminhada, que sairá às 16 horas do Centro Cultural de Tailândia, até o Ginásio Werner Kronbauer, onde será realizada uma grande festa.

HORÁRIOEVENTOLOCAL
16 horas– 8 de março – Caminhada das MulheresConcentração no Centro Cultural, até o Ginásio de Esportes
A partir das 18 horasFesta das MulheresGinásio de Esportes