Imagem: Reprodução
O prefeito de Tailândia, nordeste paraense, Paulo Jasper ‘Macarrão’ recebeu a reitora da IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), Ana Paula Palheta Santana e demais autoridades municipais, que veio pessoalmente tratar sobre a implantação do campus, junto ao gestor municipal e a Secretaria de Educação (Semed).
Atender a pequena produção
Macarrão lembrou que ao entregar a prefeitura em seu segundo mandato (2004-2008), deixou “um convênio assinado com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e um espaço para a construção do campus da antiga FCAP (Faculdade de Ciências Agrárias do Pará), hoje UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), tudo voltado para atender a pequena produção, que tem dificuldade de buscar recursos financeiros e tecnológicos, que já se encontravam nas mãos dos grandes”, afirma o prefeito.
“Mss, infelizmente nada foi para frente pelas gestões seguintes, abandonando projetos sociais voltados à produção rural, como o Laticínio , os Silos, 16 anos perdidos”, afirma.
A tecnologia
“Mas, essas coisas não acontecem do acaso. Até por que sem recursos, principalmente a tecnologia encontrada nas universidades e instituições públicas, os pequenos produtores não resistem e vendem a sua terra com muita facilidade” argumenta Macarrão.
Presidente Lula
“E digo que o ministro da educação e o presidente Lula estão no caminho certo de preparar melhor os professores nas universidades para educar com qualidade e formar cidadãos”, destaca.
Consulta
Ao ser perguntada sobre quais cursos seriam trazidos para Tailândia, a reitora respondeu “que isso se dará por uma consulta à sociedade, alunos, pais, empresas, enfim, será priorizado o diálogo e a demanda do município”, disse a professora.
Satisfeita com a parceria
O prefeito deu boas vidas aos representantes da IFPA, que visitaram o município, quando a reitora se disse “muito satisfeita com a parceria firmada hoje com o município de Tailândia através do seu prefeito”, agradeceu Ana Paula.