Imagem: Reprodução
O Instituto de Tecnologia (IT), da Universidade Federal do Pará (UFPA), por intermédio do Grupo PET Engenharia Elétrica, o CEAMAZON, a Receita Federal, através do Programa Receita Cidadã, estiveram em Tailândia, nordeste paraense, neste sábado (29), para apresentar projetos de tecnologias assistivas para suporte à terapias voltadas ao tratamento de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e reabilitação psicomotora.
Os dispositivos desenvolvidos dentro do laboratório do Instituto de Tecnologia da UFPA, podem ajudar tanto no desenvolvimento cognitivo, como no estimulo à coordenação psicomotora, atendendo crianças, jovens e adultos, como o tapete de dança, para estimular a coordenação motora das pernas, e um tapete de dança de mãos, a partir de teclados.
Os equipamentos foram aproveitados coisas usadas dentro do laboratório, como lixo eletrônico, caixa de papelão, de madeira, com cola quente, o que levou ao primeiro protótipo, de forma sustentável.
A equipe foi recebida pela coordenadora Eduarda Siqueira, do Centro Desenvolva, unidade de referência da tratamento de pessoa com TEA, pela secretária de saúde, Ruth Alcântara, e pela neuropediatra, Sara Jasper.
Outro projeto materializado pelo Instituto de Tecnologia, foi a parceria com a Receita Federal, onde foi doado à UFPA, TVs Box pirateadas, confiscadas pela receita, para conversão em computadores didáticos, transformado o que ia virar lixo eletrônico, na instalação de dois laboratórios de informática em regiões ribeirinhas de Belém.
A equipe que veio a Tailândia é coordenada pelo prof. Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto, e diretor-adjunto do Instituto de Tecnologia, e conta com o Prof. Dr. Antônio Roniel, Eng. Ms. Iago Raniere e Silvana.