Imagem: Reprodução
Na próxima sexta-feira (26), a partir das 14h30min (horário de Brasília), acontece a tão esperada Cerimônia de Abertura ao longo do rio Sena, dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 , que marca o início do maior evento esportivo da história do planeta.
Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a delegação brasileira terá 277 atletas, pela primeira vez com maioria de mulheres, disputando 39 modalidades, sendo que, em várias delas, o país compete com chances reais de subir ao pódio.
Os 277 atletas do Time Brasil em Paris 2024 significam a nossa terceira maior delegação olímpica da história, atrás apenas da Rio 2016 e Tóquio 2020 e empatada com Pequim 2008.
Serão 277 atletas, 153 mulheres e 124 homens. Nunca o total de brasileiras foi maior que o de brasileiros entre os enviados do país a uma Olimpíada. Nesta edição, elas serão 55% do total de atletas brasileiros. Em Tóquio-2020, elas representaram 47%.
Entre as mais de 36 modalidades esportivas das quais o time brasileiro participará, estão: vôlei, triatlo, futebol, vela, skate, tênis, tiro esportivo, taekwondo, surfe, remo, rugby, natação e ginástica artística.
Ainda que com bolsas de estudos, patrocínios e apoio institucional, os jogos olímpicos expõem as desigualdades sociais. Nos Jogos de Tóquio, a região sudeste, mais populosa do país, onde vivem 42% dos brasileiros, concentra 60% da delegação olímpica. A região Norte, por outro lado, detém 8% da população do país, mas não forma nem 1% da equipe brasileira em Tóquio, na época.
Professores de educação física, Brasil a fora, são unânimes em dizer que se deve construir espaços para treinamento e desenvolvimento integral dos jovens que buscam a profissionalização através do esporte, além de bolsas de estudos e patrocínios.