Imagem: Reprodução

A cozinha do Hospital Geral de Tailândia (HGT), nordeste do Pará, foi reconhecida com o selo internacional Green Kitchen (em português, Cozinha Verde). 

É a oitava vez que a unidade hospitalar, que pertence ao Governo do Pará, conquista o reconhecimento pela qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimentos, bem como no estímulo à alimentação saudável no ambiente hospitalar.

O selo Green Kitchen é uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), a qual avalia aspectos como sustentabilidade ambiental na utilização de alimentos naturais, uso de produtos de limpeza biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição, adequação do ambiente de preparo dos alimentos, realização de treinamentos e capacitação das equipes profissionais, além da relação respeitosa do serviço com clientes, equipe de trabalho, fornecedores e comunidade. Ao todo, 57 itens passam por avaliação.

Sustentabilidade 

Desde 2020, a unidade hospitalar dispõe de uma horta que, atualmente, é um lugar de cultivo, carinho e cuidado com a participação de pacientes, acompanhantes e colaboradores. No espaço, é possível produzir, de forma orgânica, folhosos, legumes, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) para o consumo das pessoas que estão sob os cuidados do HGT. Todo o processo é supervisionado por profissionais da Nutrição e por membros da Comissão de Sustentabilidade.

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Informações Agência Pará