Imagem: Reprodução
Na última quinta-feira (14), se comemorou o Dia Nacional do Cardiologista, e o Hospital Geral de Tailândia (HGT) aproveitou para reconhecer o trabalho dos cardiologistas e destacar a importância de suas ações na saúde pública da população, a prevenção e o tratamento das doenças cardíacas.
O Serviço Nacional de Registro Civil Brasileiro (SNRCB) registrou mais de 1,4 milhão de óbitos, resultantes de diferentes causas. Entre essas mortes, as doenças cardiovasculares se destacaram como a principal causa de morte no Brasil, representando 30% do total.
Ainda neste contexto, há milhares de brasileiros, que perdem a vida anualmente devido a patologias que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Segundo o médico cardiologista do HGT, Roberto Castro, a prevenção deve ser prioridade, já que as doenças cardiovasculares, na maioria dos casos, pode ser assintomáticas e silenciosas.
“Durante um check-up podemos detectar se o paciente já tem uma lesão, um problema leve, que chamamos de subclínico, ou um problema já detectável clinicamente, tudo com o intuito de evitar um primeiro evento cardiovascular, como um infarto, uma angina ou um AVC. O grande objetivo final do check-up cardiovascular é identificar e tratar precocemente”.
De acordo com o profissional, a SBC recomenda que homens com mais de 45 anos de idade e mulheres que estão chegando à menopausa realizem check-ups frequentemente.
“Também é importante para pessoas com histórico de problemas cardíacos na família, pois esses indivíduos têm um risco maior de desenvolver problemas cardiovasculares ao longo da vida. A realização do check-up deve ocorrer o mais cedo possível, de preferência já na infância”.
Práticas saudáveis para o coração: Alimentação saudável; Exercício regular; Controle do peso; Não fumar; Consumo moderado de álcool; controle da pressão arterial; Controle do colesterol; Gerenciamento do estresse; Sono adequado ; Acompanhamento médico regular.
“É muito importante que um hospital tenha o serviço de cardiologia. Isso representa uma vitória para o Estado, para a cidade e à população. Estamos empenhados nessa causa para reduzir a mortalidade, aumentar o tempo de vida dos pacientes e melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com doenças cardiovasculares. Não estamos apenas comemorando o Dia do Cardiologista, mas também o fato de que termos, em Tailândia, um serviço de cardiologia com uma cobertura de excelência, o que é um grande destaque, considerando que nem todos os hospitais possuem essa especialidade aqui”
, concluiu o especialista.
Dados – HGT oferece consulta ambulatorial com especialista, neste ano até junho foram mais de 624, e no ano passado 1619 atendimentos.
Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do Pará, que funciona na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.
Informações Agência Pará/HGT