Imagem: Reprodução
Tailândia, nordeste paraense, realizará quinta (22) e sexta (23), segunda (26) e terça-feira (27), a Avaliação Contínua de Aprendizado nos Anos Finais (6º ao 9º). O município aderiu à Plataforma de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ministério da Educação (MEC), em 11 de julho de 2024.
“Esse instrumento trabalha em favor das aprendizagens, para que as redes possam enxergar na avaliação aquilo que os alunos necessitam”,
explicou à coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias.
“O objetivo é que secretarias de educação possam fazer intervenções pedagógicas mais adequadas, para que as escolas consigam reorientar os currículos e reorganizar as habilidades prioritárias para as etapas de ensino”, concluiu.
O público da Avaliação Contínua de Aprendizagem nos Anos Finais é o ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º ano. Esta fase concentra um quarto (25%) do total de estudantes da Educação Básica no Brasil.
A avaliação contínua é um método de avaliação que avalia o aluno por inteiro, e não apenas ao final de um bimestre através de provas. O processo de avaliação deve ser constante. A avaliação pode ocorrer por meio da observação permanente do professor, que deve estar atento e anotar todo o desenvolvimento do aluno.
O professor pode avaliar as atitudes, a participação, o interesse, a comunicação oral e escrita, o confronto e a defesa de ideias de cada aluno. O resultado da avaliação aponta para aquilo que deve ser priorizado e reforçado em sala de aula, de modo a orientar o planejamento pedagógico.
.