Imagem: Reprodução
Durante sua participação na Casa Amazônia NY, o Governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira (24), que será concretizada a maior operação de venda de créditos de carbono da história: 12 milhões de toneladas comercializadas a 15 dólares por tonelada, o equivalente a R$ 1 bilhão em uma única venda.
No evento, que leva as vozes da Amazônia para discussões na Semana do Clima de NY, o governador anunciou ainda que até 2026 o Pará terá 100% de rastreabilidade nas cadeias de proteína bovina e bubalina. Segunda edição consolida Casa Amazônia como um dos grandes eventos da programação da Semana do Clima de NY.
A Casa Amazônia é um evento que visa valorizar as características do modelo sustentável de manejo do território e de seus produtos, de maneira a ressaltar a riqueza cultural da Amazônia. Por isso o governador aproveitou sua participação no evento para anunciar avanços do Pará em políticas ambientais e investimentos em novos mercados, como a maior venda de créditos de carbono na história.
Segundo Helder,
“Essa é uma agenda extraordinária, será a maior venda de créditos de carbono da história. Temos o sonho de fazer com que a floresta viva possa valer do que a floresta morta precisa virar a chave e se transformar em realidade efetiva no momento em que a floresta ganhe valor”, ressaltou Barbalho.
O governador anunciou ainda que o Pará iniciou o processo para garantir rastreabilidade individual de cadeia de proteína animal bovina e bubalina, com a participação da iniciativa privada, adesão de produtores e da indústria. A meta é que até 2026 100% da produção animal esteja completamente rastreada, contemplando cada indivíduo dos rebanhos bovino e bubalino.