Imagem: Reprodução

A região da vila de Palmares, há 60 quilômetros de Tailândia, região de integração do Tocantins,  completa 30 anos sendo uma localidade consolidada como região da maior empresa produtora de dendê do Brasil.

A Vila fundada em 26 de setembro de 1994 era para ser uma área dormitório que acomodava os trabalhadores da Agropalma, isso na década de 80, logo em seguida nos anos 90, a característica de cidade-dormitório deu lugar a uma localidade em desenvolvimento.

Com o tempo as vilas de quartos provisórios, deram lugar a residências fixas, onde o comércio atende a nova demanda dos trabalhadores e seus familiares. Para isso, Palmares se reorganizou para satisfazer às famílias dos que vieram à região morar e viver. Comerciantes, fazendeiros, profissionais liberais do agronegócio, vieram e se instalaram no distrito.

O Distrito de Palmares agora dá voz às vilas de Urucuré, Nova Paz, Turi-Açu, região de Borba Gato, Auí-Açu, que integram toda essa área. O nome Palmares também tem a ver com o produto do trabalho, a árvore do óleo de palmas, o ouro vegetal de Palmares. É bom ver uma região promissora, com praça pública, igrejas, comércio pujante, infraestrutura, educação, cultura, esporte e lazer.