Imagem: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Militar do Pará (PMPA), uma das instituições públicas mais antigas do Estado, celebrou 206 anos de história. Em Belém, capital paraense, a comemoração ocorreu em frente ao quartel do Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém, onde foram destacados os diversos avanços conquistados pela Corporação ao longo dos últimos anos.

Em Tailândia, Região de Integração do Tocantins, a data também marcou a comemoração dos 206 anos da Polícia Militar do Pará, as parcerias com a Prefeitura de Tailândia e os avanços obtidos pela corporação ao longo desde período. Entre os avanços, a Instituição investiu na aquisição de novas viaturas, armamentos, coletes balísticos, Esses esforços resultaram na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em todo o Estado, fortalecendo, assim, uma relação de respeito e proximidade com a sociedade paraense.

Os avanços acontecem na parceria com a educação do município, com o Programa de Supervisão Militar Educacional (SUME), implantado na escola de ensino fundamental  “José Edvar Coelho Frota”, que também prestigiou a programação. A instituição inaugurada em maio de 2021 foi à primeira escola cívica militar implantada no município, localizada no bairro da Vila Macarrão e a recente implantação do SUME na escola de ensino fundamental “Guaraci Mendes”, no bairro da Piçarreira.

Além da futura implantação do Centro de Policiamento Regional (CPR) da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), que é uma unidade que realiza ações preventivas e ostensivas em determinadas regiões do Estado, que será contemplado com mais três municípios (Moju, Tomé-Açu, Acará) da região. 

Com certeza a implantação do 45° BPM de Tailândia foi um marco para o desenvolvimento da segurança pública no município, além das promoções de 37 policiais militares, inclusive a promoção do próprio comandante do batalhão, ten. coronel Corrêa, que elevou oficialmente ao cargo de coronel, maior posto da Polícia Militar do Pará.

A festividade contou com a presença de todo o efetivo policial e outros órgãos de segurança pública do município, como o 14° Grupamento de Bombeiro Militar e Departamento Municipal de Trânsito.