Foto: Ilustrativa – Yuri Pinheiro/Prefeitura de Parintins (2020)
O fenômeno das “terras caídas” afetou a orla de São Paulo de Oliveira, no interior do Amazonas, na última quinta-feira (26), do mês de setembro, de 2024, causando deslizamentos que atingiram 30 casas e deixaram nove famílias desabrigadas. Não houve feridos.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 170 metros da rua Dez de Novembro desmoronaram por volta das 3h. O deslizamento é comum na Região Norte durante a seca e ocorre devido à erosão causada pela água nas margens dos rios.
A Defesa Civil já monitorava a área e havia alertado os moradores na noite anterior, recomendando que não dormissem em suas casas. Essa medida preventiva evitou tragédias. Das casas afetadas, 10 foram totalmente destruídas e 20 tiveram estruturas comprometidas.
Fenômenos Amazônicos
O fenômeno das “Terras Caídas”, tão comuns como o Fenômeno da Pororoca, no Amapá e no Pará, é um processo natural de erosão fluvial que ocorre nas margens dos rios, principalmente na região amazônica. É caracterizado pelo desbarrancamento de barrancos, que pode variar de pequenos deslizamentos a eventos catastróficos.
É causado por diversos fatores, como:
Seca extrema, Desmatamento das margens dos rios, Aumento da potência das embarcações, que geram ondas mais fortes, Cheias e vazantes, que retiram e desabam o solo.
Informações O Liberal