Imagem: Reprodução

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que em 2020, estimou-se 1,4 milhão de casos novos de câncer de próstata, equivalente a 15,2% de todos os tipos de câncer entre homens. Já para o Brasil, o número estimado de casos novos é de 71.730 casos, para cada ano do triênio de 2023 a 2025.

No Brasil, o câncer de próstata é a causa de morte de um homem a cada 38 minutos. Em 2021, foram registrados 16.055 óbitos por essa doença, o que corresponde a cerca de 40 mortes por dia. 

O câncer de próstata é o terceiro tipo mais comum de câncer na população masculina e é responsável por 13,5% dos óbitos por câncer em homens no Brasil. 

O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade, principalmente após os 50 anos. A maior parte dos homens com câncer de próstata (75%) tem mais de 65 anos. Outros fatores de risco também são excesso de gordura corporal, exposições frequentes a produtos carcinogênicos como aminas,  arsênio, produtos do petróleo e outros.

Neste sentido, o Novembro Azul é uma campanha anual de conscientização sobre a importância de realizar exames de rotina para combater a doença e são tão importantes, pois promovem a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença que pode ser silenciosa e se desenvolver lentamente. 

Informações Radar do Câncer