Imagem: Reprodução
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), referência na realização diária de mamografias, aderiu ao Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama, celebrado nesta quarta-feira, (27).
A data destaca a importância do diagnóstico precoce e da prevenção na luta contra a doença, que continua sendo uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a enfermeira, Emanuelle Campiolo, a mamografia é um exame essencial para identificar o câncer de mama nos estágios iniciais, e o HGT garante que esse serviço esteja acessível à nossa população todos os dias. “Nosso compromisso é educar e conscientizar, incentivando as mulheres a cuidarem da própria saúde de maneira constante, e não apenas em ocasiões pontuais”.
Além dos serviços regulares, o hospital promoveu ao longo de 2024, mais de 1.300 mamografias, incluindo 264 exames realizados durante a campanha Outubro Rosa que teve como slogan: “Vem te Cuidar”, promovida pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). Ações educativas também foram realizadas, alcançando mais de 500 participantes da comunidade em atividades externas.
HGT: O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752-1210.
Informações Agência Pará