Imagem: Reprodução

Com uma história digna de um Oscar, as obras da Agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), de Tailândia, nordeste paraense, tem novo “escript”. A história inicial é de 2014, mas o prédio somente foi entregue à população em março de 2018.

Em janeiro de 2022, a continuação do enredo sofreu outra mudança devido a um incêndio, mas na verdade a agência do INSS de Tailândia nunca funcionou plenamente, obrigando a população que mais precisa do serviço do Instituto, para pedidos de licenças de trabalho e aposentadorias, ser humilhada, por não ter a quem recorrer. Muitos dos usuários têm que se deslocar para outros municípios somente com o dinheiro do transporte.

É necessário que os atores principais (executivo e legislativo) façam seu trabalho de fiscalização. É importante que a população não passe por um papel coadjuvante, como das outras vezes e cobre quem deve ser cobrado. A reforma do prédio do INSS vai custar para o Governo Federal à bagatela de R$ 632.923,10, teve início em 14 de janeiro de 2025 e deve ser entregue em 05 de setembro do corrente, em tese.