Imagem: Reprodução

Dados recentes da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (Sespa) mostram que, em 2024, quase 5.600 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose no estado, sendo mais de 1.600 apenas em Belém. Nos dois primeiros meses deste ano, já foram registrados 137 novos casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Estado do Pará

Ainda segundo a Sespa, em 2022, o estado teve mais de 4.980 casos de tuberculose. Em 2023, esse número aumentou para 5.084 novos casos. O levantamento aponta que a maioria das pessoas afetadas pela doença são homens jovens, especialmente na faixa etária de 25 a 34 anos. Dentre os casos registrados, 67% eram do sexo masculino. Além disso, em Belém, foram contabilizados 125 óbitos por tuberculose apenas em 2024, conforme dados da Sesma.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch. Ela é transmitida pelo ar e pode afetar os pulmões e outros órgãos. 

 No Dia 17 de novembro é lembrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Esse dia tem como objetivo destacar a doença no Calendário de Saúde Nacional, alertando sobre sua prevenção, sintomas e tratamento.