Imagem: Reprodução
Os preços dos medicamentos em todo o país vão ser reajustados em até 5,06% a partir da próxima terça-feira (1º). Esse percentual funciona como um teto para as farmacêuticas e foi aprovado pela Câmara de Regulação de Medicamentos (CMed). Ele corresponde à inflação medida pelo IPCA em 12 meses encerrados em fevereiro.
A resolução com a autorização do reajuste ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União. Está faltando apenas à assinatura do conselho de ministros.
PARA ENTENDER
- O índice oficial estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) será publicado no dia 31 de março. A partir dessa data, os laboratórios começam a fazer adequações nos preços dos medicamentos, sendo que as farmácias podem levar algum tempo para aplicar o percentual de reajuste, dependendo, por exemplo, das políticas internas e da quantidade dos medicamentos em estoque.
- Dentro dessa dinâmica de mercado, toda farmácia deve respeitar um teto máximo de valor de cada medicamento. É recomendável que o consumidor se informe sobre o preço dos medicamentos através de revistas especializadas, como o Guia da Farmácia.
Informação DOL.