Imagem: Reprodução

Nos últimos anos, o setor financeiro brasileiro foi transformado por uma enxurrada de empresas digitais, as chamadas fintechs. No entanto, essa era pode estar prestes a ser regulada de forma mais rígida. O Banco Central está avaliando impor limites ao uso de termos como “bank” e “banco” por empresas que não possuam licença bancária formal.

Restrição ao uso do termo “Bank”

A proposta foi colocada em consulta pública e, se aprovada, permitirá que apenas instituições autorizadas como bancos utilizem palavras ou variações como “bank” em suas marcas, nomes comerciais, sites e materiais de comunicação. Fintechs como o Nubank, que operam como instituições de pagamento ou sociedades de crédito direto, estariam entre as afetadas e poderiam ter que modificar suas marcas para se adequar às novas exigências.

Proteção

Segundo o Banco Central, o objetivo é proteger o consumidor e aumentar a transparência sobre o tipo de instituição com que ele está lidando. A ideia é evitar confusões entre empresas com autorização bancária, que seguem regras rigorosas de capital, solvência e liquidez, e aquelas com escopo de atuação mais restrito.

Informações DOL