Imagem: Reprodução
Nesta sexta-feira (25), é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, data estabelecida em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o reconhecimento aos esforços globais para o controle efetivo da doença.
No primeiro bimestre de 2025, foram registrados no Pará 3.130 casos de malária. Em 2024, foram computados 23.205 casos da doença no Estado. No ano de 2023, por sua vez foram confirmados 23.788 casos de malária, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa),
A Sespa acrescentou que desenvolve ações estratégicas de prevenção com planejamento anual e controle e vigilância da malária, como distribuição de insumos, capacitação de profissionais, apoio técnico aos municípios e alinhamento de estratégias com as gestões locais para a redução dos casos no Estado.
Malária
A malária é uma doença infecciosa causada por um parasita do gênero Plasmodium, que é transmitido para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego), informa o Ministério da Saúde.