Imagem: Reprodução
O Brasil é o 84.º colocado no ranking global de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta terça-feira, 6, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas). A lista tem 193 posições, segundo o Estado.
O IDH varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, melhor a pontuação do país. O índice brasileiro ficou em 0,786 e foi classificado na faixa de “alto desenvolvimento humano” em 2023, ano a que os dados do ranking atual se referem.
O índice foi publicado pela primeira vez em 1990 e é calculado anualmente. Foi criado como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera somente a dimensão econômica do desenvolvimento.
Tailândia
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município de Tailândia, nordeste paraense, em 2010 foi de 0,588. Este valor coloca o município na categoria de desenvolvimento humano baixo, segundo a classificação do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Em comparação com o IDH do Pará, que foi de 0,698 em 2010, Tailândia apresenta um desenvolvimento humano mais baixo. Estes números podem ter crescido, ou até diminuído, vai depender da publicação de todos os dados do PNUD.
Informações Jeso Carneiro