Imagem: Reprodução

O município de Tailândia, nordeste paraense, está se preparando para realizar neste sábado (13), a partir das 8 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde, da zona urbana e rural, o Mutirão do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), neste evento a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar também a vacinação de rotina e testagem.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer do colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. Pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano em decorrência da doença. Segundo a secretaria de saúde, no município de Tailândia, nordeste do Pará, entre 2017 a 2024, 28 mulheres já foram diagnosticadas com o câncer do colo do útero, em 2024, morreram quatro.

O Ministério da Saúde estima que de 2023 a 2025, cerca de 17 mil pacientes sejam diagnosticadas com o tumor, causado pelo papilomavírus humano (HPV). Assim, para conscientizar a população sobre a doença, a campanha Julho Lilás alerta sobre a prevenção e detecção precoce deste tipo de câncer. A vacinação contra o HPV é uma forma eficaz de prevenção.

Para que as mulheres possam se sentir mais confortáveis, para fazer o seu PCCU, se possível seguir as orientações:

– Não pode estar menstruada;

– Não usar cremes vaginais ou duchas nos dois dias anteriores ao exame;

Para mais conforto, ir ao exame de saia ou vestido de seu agrado.

Unidade de Saúde:

Bairro de Fátima;

Ignácio Koury (Postinho);

Vila Macarrão;

Aeroporto;

Santa Maria

Distrito de Palmares

Vila Aui-Açu