Imagem: Reprodução 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (14), que o atual surto de mpox em curso na África é um caso de emergência global. 

Conhecida anteriormente como varíola dos macacos, a doença é infecciosa e causa erupção cutânea dolorosa, aumento dos gânglios linfáticos e febre.

A decisão da OMS foi tomada após o comitê de emergência, que levou em conta o registro de casos fora da República Democrática do Congo, onde as infecções estão em ascensão há mais de dois anos. Qualquer pessoa pode pegar mpox, já que, segundo o Ministério da Saúde, a doença se espalha pelo contato com pessoas, objetos e animais silvestres infectados.

De acordo com a OMS, a transmissão de mpox pode ocorrer por meio do contato direto com a pele infectada ou outras lesões, como na boca ou nos órgãos genitais e na roupa de cama.

Pessoas com múltiplos parceiros sexuais correm maior risco.

Transmissão de animais infectados para humanos não infectados:

  • Mordidas ou arranhões de animais;
  • Durante atividades como caça, captura, cozimento e/ou ingestão de animais infectados;

A extensão da circulação viral em populações animais não é totalmente conhecida e mais estudos estão em andamento.

Como prevenir a mpox?

Segundo o Ministério da Saúde as principais formas de prevenção é evitar contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença e lavar regularmente as mãos com água e sabão.

Tomar a vacina contra a mpox também pode ajudar a prevenir a infecção.

Informações CNN