Imagem: Reprodução

Com a abertura do 52⁰ Festival de Cinema de Gramado, marcado por uma homenagem ao comunicador Silvio Santos, que morreu na manhã do último sábado (17), o destaque foi a atriz Dira Paes se revelando diretora de cinema.

A paraense Dira Paes foi a ganhadora do Kikito de “Melhor Desenho de Som” com o longa “Pasárgada”, dirigido e estrelado por ela.

A cerimônia de premiação foi realizada no Palácio dos Festivais, em Gramado. O grande vencedor da noite na categoria de melhor longa-metragem foi “Oeste Outra Vez foi”, de Erico Rassi, que tem como cenário o sertão de Goiás e aborda a fragilidade de homens brutos abandonados pelas mulheres que amam.

A produção conquistou ainda os Kikitos de melhor ator coadjuvante, com Rodger Rogério, e melhor fotografia, para André Carvalheira. A paraense Dira Paes, que estreou como diretora em “Pasárgada”, já conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção. No longa, além da direção, Dira atuou como a personagem principal, Irene. A obra conta ainda com a participação de Fafá de Belém na trilha sonora. 

Dira Paes, querida pelos brasileiros e paraenses pelos personagens de mulheres fortes nas novelas e filmes, agora representa o Pará na sétima arte, como mulher, nortista, diretora de cinema.