Imagem: Reprodução

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realiza sessões de musicoterapia nos leitos dos pacientes internados, proporcionando momentos de conforto e alívio por meio de apresentações musicais ao vivo acompanhadas por violão. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade hospitalar em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, focado no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

A musicoterapia, reconhecida por seus benefícios terapêuticos, é uma ferramenta poderosa no processo de recuperação. Estudos apontam que a música pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e até mesmo aliviar a dor. No HGT, a iniciativa permite que os pacientes que desejarem participar das sessões experimentem momentos de serenidade, em um ambiente muitas vezes marcado pela tensão e preocupação.

Patrícia Manfredi, coordenadora do GTH, explica que as apresentações são realizadas por voluntários, incluindo capelães que prestam serviço de Capelania na unidade hospitalar. Os voluntários, ligados ao GTH, se deslocam de leito em leito, sempre respeitando a vontade dos pacientes em participar da atividade.

“A resposta dos pacientes tem sido extremamente positiva. Muitos relatam uma sensação de paz e acolhimento após as sessões, o que certamente contribui para o processo de cura”,

afirma a profissional.

“Com o nosso número diário de pacientes e aqueles que permanecem por períodos prolongados, é essencial que sempre tenhamos ações que possam proporcionar alívio e bem-estar. A musicoterapia é mais do que uma atividade recreativa; é uma ferramenta terapêutica que oferece um alívio emocional significativo”

concluiu Manfredi.