Imagem Reprodução

Quem fez uma visita, na tarde dessa terça-feira (27), as instalações do Hospital Geral de Tailândia (HGT), nordeste paraense, foi o secretário adjunto de Saúde Pública do Pará, Sipriano Ferraz, que sempre ao lado do prefeito Paulo Jasper Macarrão, vistoriou a obra do hospital.

“[Estou] Mais uma vez aqui em Tailândia, cumprindo uma determinação do governador Helder e da vice-governadora Hana Ghassan. Estamos vendo se concretizar o Centro de Hemodiálise. Serão vinte e duas máquinas de hemodiálise, com capacidade para atender até 144 pacientes, em três turnos, o que, sem sombra de dúvidas, será um divisor de águas, diminuindo principalmente os Tratamentos Fora de Domicílio (TFD). Os pacientes, que sofrem tanto, três vezes na semana, tendo que sair de suas casas para ir aos municípios vizinhos, agora terão o serviço de hemodiálise ofertado aqui em Tailândia”, disse Ferraz.

Essa obra de ampliação do hospital geral receberá 22 cadeiras para e o Centro de Hemodiálise. Conforme o secretário adjunto, “as instalações devem atender 144 pacientes em três turnos, por semana. Quanto aos 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serão 10 unidades neonatais e 10 adultas”, disse.

Tailândia

“Isto é pelo nosso trabalho com o bem estar e a vida do nosso povo. Eu agradeço primeiramente em Deus, depois o Povo de Tailândia, por essa parceria com o governador Helder e a vice Hana Ghassan”, afirma o prefeito Macarrão.

Moradora de Tailândia há 38 anos, a usuária Maria Madalena destacou a importância da ampliação e frisou a relevância da construção de um equipamento público na área da saúde.

“Essa é uma construção que vai fazer nosso município avançar muito. Conheço várias pessoas que precisam sair de Tailândia para buscar tratamento em outros lugares, e é uma dificuldade grande. Minha irmã, por exemplo, tem que ir para Tucuruí para fazer hemodiálise. Com esse novo serviço aqui no HGT, isso vai transformar a vida de muita gente. Vai melhorar muito para todos nós que dependemos desse atendimento. É uma conquista que devemos valorizar”, disse a usuária.

Construído com 100% de recursos estaduais, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a unidade garantirá atendimento a moradores de seis municípios da microrregião de Tomé-Açu no nordeste paraense: Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tomé-Açu e Tailândia, além de outros vizinhos.

Ainda segundo o Dr. Sipriano Ferraz, as obras que seguem em andamento devem ser inauguradas em breve pelo governador Helder Barbalho.

Informações Agência Pará