Imagem: Reprodução

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou uma ação especial ao entregar uma bicicleta a um paciente em tratamento de hemodiálise. A iniciativa, que surgiu a partir de uma necessidade identificada pelo serviço social, visa proporcionar mais bem-estar e mobilidade ao paciente, refletindo o compromisso da unidade com o cuidado humanizado.

Alisson Maciel, de 16 anos, está em hemodiálise há quase um mês em Tailândia. Ele mora no bairro Jardim Liberdade, distante mais de 10 Km do hospital, e enfrentava dificuldades para chegar às sessões. Durante as entrevistas de rotina com os pacientes e seus familiares, a assistente social Lorena dos Anjos, identificou a situação e levou a demanda ao GTH.

“Foi observado pelo serviço social do Centro de Hemodiálise que, Alisson e sua mãe, tinham dificuldades de locomoção até o hospital. Durante as entrevistas com os usuários, a mãe relatou que, muitas vezes, eles precisavam vir a pé ou pagar um valor alto em transporte. Diante disso, eu tive a ideia de buscar doações para conseguir comprar a bicicleta. Foi então que procuramos o apoio do grupo.

Com a mobilização do GTH, foi arrecadado recursos para a aquisição a bicicleta e entregue ao jovem, após a sessão de hemodiálise. A entrega aconteceu na área externa do centro, reunindo a equipe do GTH e os profissionais da unidade. A mãe de Alisson, Miranede Maciel Trindade, agradeceu a iniciativa e compartilhou as dificuldades que enfrentava no deslocamento até o hospital.

“A gente vinha de carona, quando dava. Tinha dia que a gente vinha a pé. Quando precisava, pagava R$ 30 de mototáxi ou R$ 40 de táxi para vir pra cá. Agora, eu não vou mais precisar vir a pé com ele. Eu não esperava por isso, mas a assistente social falou que ia tentar conseguir para mim, e eu fiquei na esperança. Agora conseguimos, graças a Deus.”

Centro de Hemodiálise de Tailândia

Inaugurado em dezembro de 2024, o novo centro de hemodiálise de Tailândia já realizou cerca de 475 sessões. A unidade conta com 20 cadeiras e oferece atendimento em três turnos, garantindo a continuidade e a qualidade no tratamento dos pacientes.

Reportagem ASCOM-HGT