Imagem: Reprodução

A granja foco da gripe aviária no Rio Grande do Sul reunia mais de 17 mil aves e a maioria morreram. A propriedade fica em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre – a 70 km da capital gaúcha. A China e a União Europeia anunciaram a suspensão da importação da carne de frango no Brasil por conta da doença.

A maior parte das galinhas morreu e as que sobreviveram foram sacrificadas, segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, José Cleber Dias de Souza, em coletiva de imprensa na manhã de hoje.

“No caso desta granja em específico, já foi realizada a eliminação das aves afetadas. Depois vamos aguardar o período estabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal, que são dois períodos de 28 dias”, disse o secretário.

Área isolada

Área na volta da granja – totalizando um raio de 10 km – foi isolado. Nesta área estão sendo feitas investigações sobre possíveis vínculos do foco da doença com outras propriedades. José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav/Sipargs (Organização Avícola do Rio Grande do Sul), ressaltou que todas as propriedades existentes na cidade gaúcha de Montenegro estão sendo averiguadas.

Informações UOL