Reinaldo Araújo, jornalista e educador

Imagem: Reprodução

Muita gente ainda acredita que quando uma obra é feita na cidade, ela é um presente do político da vez. Mas é importante lembrar: tudo que é construído com dinheiro público pertence à população.

Escolas, postos de saúde, ruas asfaltadas, praças, ambulâncias… nada disso é favor. São deveres de quem administra o dinheiro do povo. Os recursos para essas obras, geralmente vêm de: impostos pagos pela população, como IPTU, ICMS, ISS, etc., Transferências do Governo Federal e Estadual, Emendas Parlamentares, uma parte do próprio orçamento da prefeitura, que por lei deve ser investido em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Por isso, é urgente orientar a população, para que todos saibam que obra pública não é presente de quem está no poder durante 4 ano, obra pública é direito, por isso, o dinheiro público precisa ser usado com responsabilidade e transparência, e todo cidadão tem o dever de fiscalizar e cobrar

A verdadeira cidadania começa quando o povo entende que agradecer por um direito é diferente de reconhecer uma boa gestão, sem muita gritaria desnecessária.