Foto Agência Tailândia

Às compras de final de ano, antecipadas pelas promoções do ‘Friday Black” e o começo do pagamento do Décimo Terceiro, mostram como está aquecida a economia de Tailândia, município do nordeste paraense.

Geração de emprego no Pará

Na variação relativa, ou na porcentagem de vagas geradas em 12 meses (setembro/20 a setembro/21), o Pará se destaca na 4ª posição do país, com variável de 9,93%. Mais trabalhadores contratados, mais renda circulando.

Reaquecimento da Economia no Pará

Na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) acompanhada desde 2003, considerando as metodologias atual e anterior, este é o melhor mês dos últimos 18 anos, o que mostra o reaquecimento na economia paraense. 

Os setores que mais geraram vagas

Foi a construção civil, serviços, comércio (considerando reparação de veículos automotores e motocicletas); indústria geral; e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, os setores que mais cresceram.

Tailândia e a Economia

Para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA), cerca de 70% dos 144 municípios paraenses estão com saldo positivo na geração de empregos, 

Estudo

Neste estudo o município de Tailândia, nordeste do Pará, se destaca na 12ª posição entre os municípios que mais geram empregos do Estado.

Novos empreendimentos

Isto tudo favoreceu a chegada de novos empreendimentos no município, como a cooperativa financeira Sicredi, o banco Santander, e lojas como Casas Bahia e redes de farmácias.

Desenvolvimento rural

O desenvolvimento está em todos os cantos e a manutenção do carro do arrego, o Restaurante Popular, a reforma do Mercado Municipal possibilitam ao pequeno e médio produtor rural ser incluído neste crescimento com a facilidade de negociar e vender na Feira do Produtor Rural a sua hortaliça, frutas, peixes.

Fatores

Alguns fatores contribuíram com o desenvolvimento atual econômico do município de Tailândia, sobretudo o controle da pandemia e pela economia, basicamente o setor do comércio, junto com a gestão municipal não acataram o Lockdown, ou outras medidas mais restritivas à economia, e cada setor desenvolveu as suas atividades comerciais de forma normal, favorecendo o crescimento da economia local.