Fotos: Reprodução

O aumento de casos de sintomas gripais devido à forte virose que tem atingido à saúde da população do município de Tailândia, nordeste do Pará, tem atraído atenção para uma velha conhecida da humanidade. Essa gripe tem gerado surtos não apenas no município, mas em regiões e por todo país, impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo: a H3N2, batizada de Darwin.

Sintomas

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A H1N1 e o A H3N2. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como:

Febre alta;

Tosse;

Garganta inflamada;

Dores de cabeça, no corpo e nas articulações;

Calafrios e fadiga.

Prevenção

Pelo fato de a influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.

Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

Recomendação

Pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades).

Baixa cobertura vacinal

A propagação do vírus pode ter relação com a resistência a vacinação contra a gripe, na última campanha e, assim, a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.

Informações Agencia Fiocruz de Notícias