Foto: Reprodução

O Programa Mais Médicos surgiu para enfrentar um problema histórico brasileiro: a falta e a má distribuição de médicos, especialmente no interior do país e nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. O eixo assistencial do programa atende de imediato a demanda levantada pelos municípios aderidos.

Pará

De acordo com o Edital do Programa Mais Médicos, o Pará é o estado da Região Norte com mais vagas reservadas. O documento prevê 644 profissionais para atuarem em 123 municípios do estado. Com isso, o Pará perde apenas para São Paulo no ranking nacional, uma vez que o estado lidera a lista, com 1.043 vagas.

Tailândia

Enquanto Belém foi contemplada com 62 médicos, 36 municípios paraenses foram laureados com 1 médico cada. No nordeste paraense, o município de Tailândia foi contemplado com 4 médicos do Programa, que devem se apresentar à Secretaria Municipal de Saúde até a próxima sexta-feira (23). Estes deverão reunir com o prefeito Macarrão para ter a dimensão da importância destes profissionais para o município, que tem uma realidade diferenciada.

Mais Médicos

Se o Programa Mais Médicos, nos primeiros governos do presidente Lula, supriu as carências de atendimento à população, imprimido um modelo de atenção que acolhe e cuida das pessoas, oferecendo uma atenção integral para toda a família, com o novo formato, priorizando os médicos brasileiros e a sua formação, novos caminhos serão levar à saúde pública do País.